O que é vertigem? Medo de cair? Mas porque temos vertigem num mirante cercado por uma balaustra sólida?
Vertigem não é o medo de cair, é outra coisa.
É a voz do vazio debaixo de nós, que nos atrae e nos envolve, é o desejo da queda do qual nos defendemos aterrorizados.

Milan Kundera

Somente no amor gostamos de ver alguém mais feliz do que nós mesmos...

domingo, 23 de outubro de 2011

... sem hipocrisia ou modéstia!

Quem é que pode entender todas as convenções que somos obrigados à manter? Ninguém tem resposta pra esta pergunta. Somos "quem devemos ser" somente em relação ao que o controle do "contrato social" nos permite sermos. Vivo em uma sociedade panóptica, individualizada, onde os olhos do "todo social", me segue por toda parte, pois esta nos outros e em mim.
Guardo, e até com certa agonia nada solidária, tudo o que penso do mundo, das relações e pessoas, pois sou obrigada a respeitar a hipocrisia social que condiciona meus passos, e que introjetei à minha personalidade, que se faz nesta desumana e asfixiante necessidade de conviver, de precisar ser considerada uma "pessoa normal" que aceita toda a diferença além de mim.
São tantos os sonhos que ficaram no caminho, empregos que não abandonamos, chefes que suportamos, relações com os quais nos acostumamos, tantas são as vontades de "chutar o balde" ao longo da estrada curva da vida que deixamos passar em nome do que é considerado "correto" pelo legitimo convívio social.
E até esta clareza de pensamento e sensações assusta porque não significa "liberdade" mas consciência por tudo o que nos acostumamos à tolerar em nome da paz de espírito que não pacifica o essencial, que somos nós!
Me sinto só e tenho tanta raiva quase todo o tempo, e tão raras forão as vezes que me senti livre, que certas certezas se tornarão receios e certos receios... medo! Medo e coragem são lados díspares, mas ao mesmo tempo paralelos e congruentes do necessário orgulho de pertencer que me faz feliz! ... ou seja, a liberdade é algo inatingível!


Simone Rachel

Nenhum comentário:

Postar um comentário