O que é vertigem? Medo de cair? Mas porque temos vertigem num mirante cercado por uma balaustra sólida?
Vertigem não é o medo de cair, é outra coisa.
É a voz do vazio debaixo de nós, que nos atrae e nos envolve, é o desejo da queda do qual nos defendemos aterrorizados.

Milan Kundera

Somente no amor gostamos de ver alguém mais feliz do que nós mesmos...

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

... outro dia! ... estou caminhando!

Eu passei por quatro escolas desde que sou professora! Tive festas em todas elas! E isso sempre foi muito bom! Os alunos, nos discursos sempre repetem que os "trato como pessoas" ... estranho, néh? ... são pessoas, não são? Mas tudo bem!
Hoje, ganhei uma homenagem de uma das salas que dou aula! Meu contrato está pra terminar e eles queriam se despedir! Ganhei uma festa até com frase em bolo!
Uma aluna fez discurso e falou que serei a professora da vida dela, pois nunca se esquecerá de mim! Outros queriam fazer manifestação pra que eu ficasse! Muito bom, néh?
Eu andava mesmo com a cabeça baixa e o pensamento longe nestes últimos dias! O coração apertado! E angustiada demais pra sorrir! ... ainda não estou bem como antes e talvez nunca mais esteja! Cortaram uma das minhas raízes, mas as lembranças, que foi o que me restou, não podem ser roubadas! Guardarei esta minha raiz e o que ela me ensinou, e que aprendi sim, apesar de não parecer, no coração e na lembrança!
A festa dos meus alunos, o respeito deles, o discurso de alguns, e tantos outros do lado de fora querendo se despedir de mim renovaram minhas esperanças na vida e no meu trabalho de formiguinha!
Cinco meses de aulas de História e Filosofia, e ganhei uma festa totalmente surpresa e eles ainda vão ao teatro comigo no sábado que vem! Estas pequenas coisas, como disse um dos colegas de trabalho na hora, é que fazem a gente acreditar no que faz e ser feliz!
Se uns não percebem sua dedicação, e lealdade, outros talvez pros quais você tenha se doado bem menos, te respondem com gratidão e renovam sua fé!
Isso é fé! ... fé na vida!
Acredito mesmo que uma aula muda um aluno ... e que é só questão de atingir o ponto exato, perceber a hora ou a fala certa! Ser professor é sacerdócio e a vida é uma surpresa! Estou feliz agora! ... e queria compartilhar!
Obrigada aos meus alunos pela festa!
... aos colegas de trabalho por me admirarem nesta hora, e assim a todos que hoje me reergueram, até sem saber, num momento de solidão e de desprezo por outros que não ficaram do meu lado!
Vai passar ... hoje, agora, sei que minha tristeza e dor vai passar! ... que fiz sempre o meu melhor e que erros todos cometem, até erros infelizes e desproporcionais, pois errar faz parte do aprendizado humano! Sou humana!
Sei que ainda devo aprender a aceitar as pessoas como elas são e com o pouco que podem me dar! Sei que devo ficar feliz com minhas conquistas mesmo que elas pareçam pequenas ... e hoje senti isso bem! 
... sempre vou lembrar de quem me disse isso!