O que é vertigem? Medo de cair? Mas porque temos vertigem num mirante cercado por uma balaustra sólida?
Vertigem não é o medo de cair, é outra coisa.
É a voz do vazio debaixo de nós, que nos atrae e nos envolve, é o desejo da queda do qual nos defendemos aterrorizados.

Milan Kundera

Somente no amor gostamos de ver alguém mais feliz do que nós mesmos...

domingo, 16 de outubro de 2011

... mais uma página do meu diário!

Eu levanto todos os dias muito cedo, nem sempre tomo café porque estou sempre atrasada, mas ainda assim, sabe como chego ao serviço todos os dias? Quieta e com cara de sono, mas, segundo os que trabalham comigo, sempre lá e estranhamente feliz pelo novo dia. Uma amiga que trabalhou comigo acabou de me falar isso em uma mensagem.
Ah, eu não chorei ... na verdade, eu ri muito!
Pensei em como é que sofro demais em um dia que as coisas não deram certo, publico coisas tristes e me importo em contestar a desumanidade no mundo, e falar o que sinto, o que estou sentindo e pensando, e depois jogo vídeo game com meu filho, ouço rock alto e danço (do jeito que sei) ou bagunço, falo pelos cotovelos e dou aula de cada coisa que me perguntam e que eu sei, em casa ou fora dela, sempre falando de como eu, nós, podemos mudar o mundo, e com a mesma vontade.
Acho que é libertador não saber dizer não ... ou acordar!
Sou estranhamente uma crente na vida. Converso com Deus. Peço coisas, discuto e questiono outras, e já me peguei diversas vezes falando sozinha pela casa com Ele. Meu salmo preferido em uma bíblia que eu sempre digo ser contraditória? ... Salmo 23!
Ando muito triste de uns tempos pra cá, pois muitas coisas não tem saído como espero. Fiquei doente, e além disso pela preocupação tive uma dor de cabeça de enlouquecer, e uma dor de estômago que me consumiu metade do mês e que parecia não ter fim. Mas passou, pois pensei que estava me preocupando demais com algo que nem sei se está na hora de ser problema ainda, e resolvi desencanar.
Agora, falando do que entendo por fé, apesar de muitas e muitas vezes até mesmo no meio do dia perder a minha, ou por mais que geralmente pareça pras pessoas que não tenho fé, minha idéia de crença não contesta o que ou em que se acredita, e sim que se acredite de uma forma racionalizada.
Não posso ter vontade de comprar minhas coisas e esperar que o dinheiro apareça do nada, tenho que trabalhar pra ter o que quero. Tenho que cuidar da saúde, ou da mente pra ter saúde. Não posso estar ou ser impassível frente às diferenças que vejo todo mundo arrotando ou aumentando com sua indiferença.
Numa hora triste choro até se vejo um cachorro abandonado, ou um morador de rua no meu caminho, pois, sinto o quanto deve doer este abandono, e sofro por só poder olhar pro céu e dizer, sim: ta vendo isso, néh? ... e falo mesmo, por mais estranho que pareça, o Deus que todos clamam anda do meu lado e converso com Ele o tempo todo!
Sou ingênua? ... muito! Sempre acredito estar cercada de pessoas boas. E quando descubro que não é bem assim, sofro demais. Culpo-me por não ter notado suas personalidades, grito comigo mesma, e com os outros, quebro pratos, xingo as pessoas e choro como criança.
Mas no dia seguinte, mesmo depois de uma noite em claro, estou de pé! Com medo de cair, de sucumbir, mas de pé! Um amigo meu me falou outro dia que tenho uma capacidade de reação impressionante!
E assim vou seguindo, até com minhas constantes dores de cabeça e estômago, mas seguindo, e se posso falo pra todo mundo quando tenho oportunidade, que elas são bonitas, perfeitas e estão vivas. Ressinto-me por mim. Por muitas vezes, esquecer que sou bonita, perfeita e estou viva! E peço perdão quase o tempo todo.
Acredito que uma aula pode sim mudar um pouco o mundo, e todos os dias estou lá, cansada, meio sonolenta, azeda mas pronta pra dar a aula.
Não quero um dinheiro que não seja justo, que não me permita mudar um pouco as coisas, e é por isso que estudo, que leio e que espero estar acertando, pois tenho boa vontade.
Amanhã é outro dia sempre! E mesmo que escreva aqui ou mesmo que pareça não estar mais com vontade de seguir, amanhã pegarei meu ônibus e chegarei no horário, e vou adiante, muitas vezes com meu característico mau humor ou espírito critico, chato e intolerante, mas agindo do meu jeito pra mudar o que puder.
Toda segunda feira é um lindo dia! Uma nova semana começa e me preparo pra entender o quanto errei na semana anterior, e pra poder tentar acertar na semana que começa menos do que poderei acertar na próxima semana.

Simone Rachel

Nenhum comentário:

Postar um comentário