O que é vertigem? Medo de cair? Mas porque temos vertigem num mirante cercado por uma balaustra sólida?
Vertigem não é o medo de cair, é outra coisa.
É a voz do vazio debaixo de nós, que nos atrae e nos envolve, é o desejo da queda do qual nos defendemos aterrorizados.

Milan Kundera

Somente no amor gostamos de ver alguém mais feliz do que nós mesmos...

domingo, 2 de outubro de 2011

Ao preparar aula pro Curso de Formação do Estado ... as vezes, acho que devia arrancar minha cabeça!


Leis do Código de Hamurabi

Se um mercador pediu emprestado trigo ou prata a um mercador e não tem trigo ou prata para pagar, mas tem outros bens, deve mostrar tudo o que tem perante testemunhas, e dará do que possuí ao seu prestamista. O mercador prestamista não pode recusar.
Se um homem tomar uma mulher como esposa, mas não tiver relações com ela, ou estabelecer um contrato, esta não será considerada esposa deste homem.
Se um homem tomou uma criança para adotar com o seu próprio nome, e a educou, este filho adotivo não pode ser reclamado.
Se um homem cegou o olho de um homem livre, o seu próprio olho será cego.
Se cegou o olho de um escravo, ou quebrou-lhe um osso, pagará metade do seu valor.
Se um homem tiver arrancado os dentes de um homem da sua categoria, os seus próprios dentes serão arrancados.
Se um médico tratou, com faca de metal, a ferida grave de um homem e lhe causou a morte ou lhe inutilizou o olho, as suas mãos serão cortadas.
Se um médico tratou, com faca de metal, a ferida grave de um escravo e lhe causou a morte, ele dará escravo por escravo.
Se um construtor fizer uma casa e esta não for sólida e caindo matar o dono, este construtor será morto.
Se alguém enganar a outrem, difamando esta pessoa, e este outrem não puder provar, então aquele que enganou deverá ser condenado à morte.
Se uma pessoa roubar a propriedade de um templo ou corte, ele será condenado à morte e também aquele que receber o produto do roubo deverá ser igualmente condenado à morte.
Se uma pessoa arrombar uma casa, deverá ser condenado à morte na parte da frente do local do arrombamento e ser enterrado.
Se uma pessoa deixar entrar água, e esta alagar as plantações do vizinho, ele deverá pagar 10 gur de cereais por cada 10 gan de terra.

(Secretaria de Estado da Educação - SP).
(Coletânea de documentos históricos de 5ª a 8ª séries, p. 21.)


Preparando aula pro Curso de Formação do Estado me deparei com este texto em um livro que tinha em casa, e claro pensei que este texto aliado à uma boa aula de História (que eu provavelmente nunca vou dar) sobre a sociedade mesopotâmica, e o contexto social, político e econômico destes primeiros grupos humanos, seria esclarecedor para se estudar toda a origem da desigualdade que ferve na minha cabeça.
O maldito senso de propriedade e de deveres que balisa as relações humanas. Os condicionamentos que me impõem a idéia de se cercar um pedaço de chão e de, com isso, se instituir as diferenças, que nos leva a banalizar as relações, os amigos, a vida.
Propriedade do senhor sobre o escravo, do fazendeiro sobre o chão (mesmo que improdutivo), do homem sobre a mulher, do explorador sobre o explorado, do Estado sobre as leis, da Igreja sobre a idéia de Deus.
Perversões inoperantes das relações que deveriam ser humanas e humanizadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário